Analytics no Segmento de Transporte

As empresas têm buscado desde sempre maneiras de se tornarem mais eficientes e de se manterem competitivas no mercado.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, a maioria vem investindo em sistemas para coletar e armazenar dados com o objetivo de otimizar a operação, mas acabam não tendo sucesso devido a falta de recursos capacitadas para análise e interpretação dessas informações.

No segmento de transporte, a informação gerada é imensa, dados da viagem como origem, destino, tamanho, peso (número de passageiros), conteúdo e localização, além dos dados dos veículos, da dirigibilidade do motorista. do consumo de combustível e do perfil de compra e comportamental do cliente são coletados a todo o momento, porém essas informações ainda não são trabalhadas da melhor maneira possível.

A LHT tem como objetivo ajudar as empresas a obterem informações preciosas de seus dados e a usarem essas percepções para mudar a maneira como as decisões são tomadas. Além da expertise em ciência de dados, nosso time possui conhecimento no segmento de transporte para responder questões do tipo “como utilizar informação para melhorar a eficiência do negócio, a experiência do consumidor e obter novas visões estratégicas de mercado?”.

Abaixo algumas oportunidades que podem ser obtidas com a análise e interpretação correta dos dados:

  • Otimização do tempo de entrega, da cobertura geográfica, da carga transportada e da utilização de recursos;
  • Estimativas mais precisas do tempo de viagem/entrega;
  • Redução das viagens em atraso;
  • Redução de casos de falta de itens no depósito;
  • Predições assertivas de demanda;
  • Mapeamento das áreas e horários com maiores índices de comportamentos de condução arriscada, não econômicos e de perda de produtividade;
  • Otimização da eficiência energética (redução do consumo de combustível e aumento da vida útil dos pneus);
  • Antecipação de problemas mecânicos dos veículos;
  • Obtenção de insights da satisfação do cliente com o serviço de entrega e a qualidade do serviço e do produto;
  • Sincronização com o mercado dos clientes, onde metodologias analíticas são aplicadas para se ter um monitoramento cuidadoso de cada cliente.